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Relevância de Marca

02 Maio
Relevância de Marca

Título: Relevância de Marca – Como Deixar Os Seus Concorrentes Para Trás
Autor: David Aaker
Editora: Bookman
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2011
Idioma: Português (Brasil)


Sinopse:
Ter sucesso no mercado não significa vencer uma batalha pela preferência da marca, mas sim, a guerra pela sua relevância. Esta é a premissa de David Aaker no seu novo livro Relevância de Marca – como deixar seus concorrentes para trás.  Conhecido como o “guru do branding”, Aaker defende que uma marca relevante é a peça-chave para ultrapassar qualquer concorrente e chegar à liderança. Apoiado em mais de 25 estudos de caso, ele define o conceito de relevância de marca valendo-se de exemplos de empresas e produtos como o Prius, Whole Foods, Westin e iPad para mostrar como se pode mexer na dinâmica de mercado, gerar oportunidades para a empresa e ameaças para a concorrência.

“Dezenas de livros sobre estratégia abordam táticas baseadas em inovações, oferecendo contribuições significativas à prática e ao pensamento estratégico. Mas, este livro possui diversos argumentos que faltam em boa parte das bibliotecas que abordam este assunto”, assegura Aaker. “Um dos objetivos desta obra é oferecer um processo que as empresas possam usar para criar novas categorias ou subcategorias de mercado e, assim, tornar seus concorrentes irrelevantes. Ele envolve quatro tarefas, cada uma das quais é apresentada num capítulo: geração de conceitos, avaliação, definição da categoria ou subcategoria e criação de barreiras aos concorrentes”, adianta o autor.

Aaker debruça-se ainda sobre o conceito de relevância de marca e mostra como ele pode ser uma maneira de impulsionar e compreender mercados dinâmicos. “Para tal, uso pesquisas académicas para oferecer insights e mais de 20 estudos de caso para exemplificar os desafios, riscos, incertezas e recompensas da criação de novas categorias e subcategorias”, explica. O texto também leva em consideração a ameaça da perda de uma relevância de marca já conquistada, como ela pode acontecer e de que maneira se pode evitá-la e define quais as características que uma organização precisa de ter para apoiar inovações substanciais ou transformacionais.

“A mensagem que quero passar é que as empresas devem investir em inovação com vigor, mas também têm que reconhecer os desafios e os investimentos necessários para projetos individuais e mudanças organizacionais. A organização de sucesso gere activamente as dificuldades e incertezas que fazem parte da inovação, mas que também permitem que ela aproveite oportunidades para tornar os concorrentes irrelevantes ou menos relevantes e evitar que um negócio saudável decaia em importância”, sintetiza o autor.

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Publicado por em 02/05/2011 em Marcas

 

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